domingo, 13 de março de 2011

VER OU VÊ? VER OU VIR?

Analise as seguintes proposições:

I - Quando você vir Cícera, diga-lhe que não a vi hoje porque não vim a tempo.
II - Este é um objeto bom para se vê.
III - Conforme se ver, não se pode afirmar as razões pelas quais não a vi hoje.
IV - Vim ver; vi, contemplei e não gostei.
V - A causa está quase perdida. Vê-se, assim, a necessidade de agirmos.
VI - Se você ver Isabela, peça-lhe para não vir hoje.

Sobre o uso dos verbos ver e vir, qual das alternativas está correta?

a) ( ) Há três alternativas corretas.
b) ( ) Há duas alternativas erradas.
c) ( ) As alternativas I, II e V estão corretas.
d) ( ) Todas as alternativas têm pelo menos um erro.
e) ( ) Há duas alternativas corretas.

RESPOSTA: O correto seria:

I - Quando você vir Cícera, diga-lhe que não a vi hoje porque não vim a tempo.
II - Este é um objeto bom para se ver.
III - Conforme se , não se pode afirmar as razões pelas quais não a vi hoje.
IV - Vim ver; vi, contemplei e não gostei.
V - A causa está quase perdida. Vê-se, assim, a necessidade de agirmos.
VI - Se você vir Isabela, peça-lhe para não vir hoje.

Assim, há três alternativas corretas. A opção "a" é a única correta.

Um método prático para saber se a conjugação do verbo ver fica no infinitivo flexionado ou não flexionado, basta substituí-lo por outro verbo. Analisemos, por exemplo, as proposições II e III.

Na frase "Este é um objeto bom para se ver", substitua ver pelo verbo olhar. O correto seria "Este é um objeto bom para se olha" ou "Este objeto é bom para se olhar"? É óbvio que a segunda alternativa é a que está correta. Perceba que o verbo está no infinitivo não flexionado, ou seja, com o "r" no final.

Agora analisemos a segunda proposição:

A frase é: "Conforme se , não se pode afirmar as razões pelas quais não a vi hoje". Substitua, assim como orientamos acima, o verbo ver pelo verbo perceber e faça a devida conjugação. Qual a alternativa correta?

"Conforme se percebe, não se pode afirmar as razões pelas quais não a vi hoje."

ou

"Conforme se perceber, não se pode afirmar as razões pelas quais não a vi hoje."


  • Note que a primeira proposição é a única que está correta porque o verbo deve ser flexionado, ou seja, sem o "r".

Com relação ao verbo ver (e não vir, como havíamos escrito antes), as conjugações no futuro do subjuntivo são: "Quando (ou se) eu vir, tu vires, ele (ou você) vir, nós virmos, vós virdes, eles (ou vocês) virem".

.

39 comentários:

  1. Puxa! muito obrigado pela ajuda!^^
    Isso me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. É, parabéns por explicar de forma tão clara e objetiva.
    Há tempos procuro entender e você facilitou muito.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Parabens. Incrivel como sempre fui um cara considerado "culto" p um monte de coisas, mas no portugues as vezes dou um bobeada.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada,facilitou minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada!voce explicou de uma forma tão clara,que facitou bastante.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, bem mais fácil assim...

    ResponderExcluir
  7. Adorei a explicação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, ajudou e muito!

    ResponderExcluir
  9. vc é de +. adorei a explicação. simplis e fácil de entender.

    ResponderExcluir
  10. Caro Robério, creio que você cometeu um engano. Em relaçāo ao verbo VIR , o futuro do subjuntivo é: quando eu VIER e nāo quando eu Vir.
    Atenciosamente
    Eduardo Sydney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Eduardo, a conjugação apresentada é do verbo "ver" e não do verbo "vir". Nosso erro foi escrever "vir" quando deveríamos escrever "ver". Faremos a devida correção, graças ao seu aviso. Obrigado.

      Excluir
  11. Minha dúvida era sempre com o vê e ver...Ajudou bastantante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Bom tem muita gente que fala "se eu te ver amanhã" ao invés de se eu te vir amanhã. É resultado de os pais nao falarem certo em casa. Mas em muitos casos os próprios professores nao sabem falar direito a nossa língua. O pior prá mim não é isso, mas sim qdo alguém diz: "pra mim fazer, pra mim comer, etc",, Eu digo na hora: prá mim nao faz nada!!!!!!e qdo falam: "você quer que eu dirijo?" ahiiiiii, como isso dói aos meus ouvidos. Outra coisa que me irrita: por que o povao decidiu comer os "esses" e falam:
    "as criança, as lata, as casa", Huiii, que horror, mas tb com o último presidente que tivemos falando daquele jeito como alguém vai esperar que o povo saiba falar.

    ResponderExcluir
  13. Roberio,

    Prestei atenção na conjugação do verbo ver no futuro do subjuntivo, mas mesmo assim fiquei em dúvida no uso do verbo nesta frase escrita em um blog "Precisamos da ajuda de todos que verem essa mensagem:" O correto não seria "todos que virem..."

    ResponderExcluir
  14. nesta frase: "todos VÂO quere-lo, quando VIREM." esta correta?

    ResponderExcluir
  15. Prático e fácil de se entender e com exemplos simples.
    Ótimo!

    ResponderExcluir
  16. Me ajudou demais, obrigada por tirar minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  17. Explicado de forma clara e fácil de entender.Tirou minhas dúvidas.Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela forma tao clara de explicar.Há tempos tentei entender essa conjugacao...confesso que,somente agora consegui entender!!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. FALAR : VCE LA O QUE VAI FAZER
    ESTÁ CORRETO ?

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre tive essa dúvida cara.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  21. Esta frasse está correta falou ao meu coração

    ResponderExcluir
  22. Esta frasse está correta falou ao meu coração, ou falou no meu coração

    ResponderExcluir
  23. Falou ao meu coração ou no meu coração

    ResponderExcluir
  24. Deus faz de mim uma pessoa forte, ou Deus me faz uma pessoa forte qual a frase correta?

    ResponderExcluir
  25. o correto é: para vocês verem como funcionou ou para vocês virem como funcionou????

    ResponderExcluir
  26. o correto é: para vocês virem como funcionou ou para vocês verem como funcionou?

    ResponderExcluir
  27. Que bom, tirei minhas dúvidas,obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Ver minha filha feliz ou vê minha filha feliz!! Qual está correto?

    ResponderExcluir