terça-feira, 8 de março de 2011

ÁGUA DE COCO ou ÁGUA-DE-COCO? CAIXA-D'ÁGUA ou CAIXA D'ÁGUA? MÃO DE OBRA ou MÃO-DE-OBRA?

Depois da última reforma gramatical, é correto afirmar que a única opção verdadeira é:

a) ( ) José e João compõem a mão de obra que está envolvida na construção da caixa-d'água do prédio.
b) ( ) Se não fosse a água-de-coco que lhe apareceu repentinamente, José teria bebido o líquido precioso da própria caixa d'água.
c) ( ) João gosta mesmo é de mão-de-obra disposta, destemida. Uma caixa-d'água para ele é "brinquedo".
d) ( ) José até brincou: "Uma água de coco é o suficiente para suprir esta caixa d'água".
e) ( ) João alertou: "Água de coco urgentemente para a mão-de-obra porque a caixa-d'água não é moleza não!".

RESPOSTA: O correto é "mão de obra" (sem hífen), "caixa-d'água" (com hífen, pois havendo o apóstrofo entre elementos compostos haverá o hífen, assim como ocorre em olho-d'água, pai-d'égua, etc.).

Quanto à "água de coco ou água-de-coco", há de se esclarecer o seguinte: a base XV do Acordo Ortográfico afirma que haverá o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas.

Atento à regra, fica óbvio que haveria o hífen em "água-de-coco", por se tratar de uma espécie botânica, tanto que na Nota Explicativa sobre o dito Acordo, a Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras se posicionou oficialmente recomendando houvesse a hifenização na referida palavra.

Depois de lançada a última edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a própria ABL lançou um "Encarte de Correções e Aditamentos à 5ª Edição", cuja obra tinha por finalidade corrigir os erros encontrados no VOLP, mas, contrariando a citada Comissão, a Academia não colocou o hífen em "água de coco".

Desta feita, a basear-se pelo posicionamento oficial da ABL através do já mencionado VOLP (embora constitua um erro), não se usa o hífen na citada palavra composta. Assim, a opção "a" é a única verdadeira.

.

Um comentário:

  1. As duas formas podem ser consideradas corretas.

    ResponderExcluir