A primeira coisa que se deve ter em vista na hora de responder à pergunta em questão é saber se o que está sendo colocado é uma referência ao avião movido a propulsão ou ao estabelecimento próprio para lavar carros com a utilização de jato.
Então vamos por parte.
De cara já descartamos "lava à jato", uma vez que não se usa crase antes de nomes masculinos.
O Dicionário Aurélio traz, dentre outros significados, o conceito de jato: "saída impetuosa de um líquido ou de um gás".
"A jato" é uma locução adverbial (sem crase porque esta não é usada antes de nomes masculinos). Assim, lavar a jato significa "lavar algo utilizando um objeto que provoca a saída impetuosa de água".
Tratando-se, portanto, do estabelecimento próprio para lavar veículos, o correto é "lava a jato":
Fabiana preferiu antes deixar o carro no lava a jato, e em seguida fazer a viagem tão sonhada.
Quanto à formação "lava-jato", vale lembrar que uma das regras da formação dos compostos afirma que há o emprego do hífen na composição "verbo + substantivo".
Assim, se escrevo "lava-jato", estou me referindo hipoteticamente a um estabelecimento para lavar aviões ou a algum objeto com tal finalidade (sem, contudo, haver a utilização de saída impetuosa de água), embora nem o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa nem os dicionários registrem tal composto. Exemplos:
Seu José tem um lava-jato.
Não se está afirmando aqui que a lavagem é por meio de jatos, mas unicamente que o estabelecimento ou o objeto é especificamente para se lavar aviões. Vale reforçar que tal vocábulo não existe, mas é possível aplicá-lo em tal situação.
Eu posso escrever "lava jato" somente em uma situação, como no exemplo abaixo:
O senhor João lava jato, e o faz com grande presteza. (ou seja, o senhor João tem a tarefa de lavar aviões, comumente chamados de jatos)
Ok. Entendido. Mas como devo escrever no plural quando se trata de lava a jato ?
ResponderExcluirlava a jatos.
ExcluirNesse caso, da Operaçäo Lava Jato, näo existe plural, por única. No caso dos lava-jatos comuns, de veículos, näo vejo dificuldade.
ExcluirAnônimo(a), o plural permanece inalterado: (1) "Intimem-se os representantes dos lava a jato para que compareçam à sessão". (2) "Fabiana lavou seu automóvel em vários lava a jato, mas apenas um deles conseguiu conquistá-la". VAMOS À EXPLICAÇÃO: Temos, na composição em questão, a formação verbo + preposição + substantivo. Em tal situação, nenhum dos elementos varia quanto ao número. Vejamos outros composições e suas respectivas regras: (substantivo + preposição + substantivo = o pé de moleque, os pés de moleque, o sinal da criz, os sinais da cruz, a câmara de ar, as câmaras de ar, etc.); (verbo + advérbio = o bota-fora, os bota-fora, o pisa-mansinho, os pisa-mansinho, etc.); (verbo + substantivo = o saca-rolhas, os saca-rolhas, o salva-vidas, os salva-vidas); (casos especiais: o louva-a-deus, os louva-a-deus, o sem-terra, os sem-terra, etc.). Perceba que nos exemplos citados dos casos especiais não houve diferença entre singular e plural. Espero tê-lo ajudado.
ResponderExcluirMuito bem explicado, só que esqueceu de hifenizar: o lava-a-jato, os lava-a-jato.
ExcluirTrata-se de um substantivo.
Se fosse uma expressão normal, seria sem hífen e flexionando o verbo: eu lavo a jato, tu lavas a jato, ele lava a jato.
Acho que o nobre Robério não deve ter lido o Novo acordo ortográfico, uma vez que não observou que, em muitas palavras ditatadas, não se usa mais o híven...abraços
ResponderExcluirNão entendi, anônimo(a), visto que não recomendei o emprego do hífen em "lava a jato". Já em "lava-jato", embora seja um composto que não conste dos dicionários e do Volp, é possível empregá-lo gramaticalmente (mas não para o estabelecimento que tem por fim lavar veículos com propulção a jato). Poderia esclarecer seu questionamento? Abraço.
ExcluirDeveria ter recomendado hífen, como nos exemplos acima.
ExcluirO certo é propulsão.
De fato, Francisco Antônio Vidal. A mesma palavra foi escrita corretamente no texto principal, mas erroneamente em meu comentário. Obrigado.
ExcluirPrezado, entendo a resposta foi baseada na ideia de que há a utilização de um jato de água na lavagem do carro. Todavia, o expressão representa uma lavagem rápida (considerando a velocidade dos jatos - aviões). Então, pergunto se ainda assim o correto seria "lava a jato"?
ResponderExcluirAnônimo, o correto é "lava a jato" mesmo, conforme destacamos em negrito em nossa explicação.
Excluire quanto ao equipamento lavajato?????
ResponderExcluirNa questão do hífen, SEMPRE é utilizado entre o verbo e substantivo?
ResponderExcluirPois vi em um título de um texto, uma vez, o seguinte:
Palavras Para Além-Mar.
Nessa ocasião, o emprego do hífen está correto?
Leia o que escrevemos na letra "k". Link: http://portuguesdidatico.blogspot.com.br/2009/09/ocorrera-presenca-do-hifen-nos.html
ResponderExcluirDe pleno acordo com suas explicações acerca dos vocábulos acima, venho questionar o por que de ser utilizado com ênfase na imprensa escrita e da televisão o termo "lava-jato", referindo-se à operação investigativa estartada pela Polícia Federal, relativa aos desvios milionários ocorridos na empresa Petrobras. Quero crer que o termo fora "criado" pela PF para justamente dissociá-lo do seu significado e grafia corretos. Gostaria de sua opinião. Alberto,de Icó,no Ceará.
ResponderExcluirAlberto, alguns sites têm escrito Lava-Jato, mas o site da Polícia Federal e outros de renome nacional têm optado por Lava Jato. A segunda observação é que as iniciais são maiúsculas porque se trata de um nome de "batismo". Terceiro: confesso que não sei a exata razão desse nome, nem mesmo se há vinculação aos jatos (aviões). Creio que o sentido é de uma lavagem rápida e volumosa de dinheiro, daí por que o correto seria Operação Lava a Jato. Assim, acredito que "Operação Lava Jato" trata-se de uma nomenclatura equivocada, supostamente emplacada pelo já consagrado erro em questão. No entanto, ao nos referirmos à Operação, devemos escrever como de fato a mesma foi "batizada": "Operação Lava Jato", ainda que gramaticalmente equivocada. O mesmo fenômeno ocorre com Megassena, equivocadamente registrado como sendo "Mega-Sena". Obrigado pela participação.
ExcluirParabéns pelo Blog caro Robério. Gostei das suas respostas. Também prefiro usar a expressão "Lava Jato", pois é, realmente,"um nome de batismo", conforme explicado no início do livro "Sérgio Moro: Operação Lava Jato". Abraço.
ExcluirLava Jato tornou-se nome próprio, portanto, possui regras mais flexíveis.
ExcluirRobério, a origem do termo dessa operação policial é um
ResponderExcluirposto de gasolina em Brasília, muito conhecido pelo
serviço de lava a jato, no qual teriam sido avençadas
muitas das negociatas criminosas ora em apuração.
A propósito, brilhante explicação.
James Patrick
Obrigado, James Patrick, pela valiosa informação. Isso mostra que o termo LAVA JATO - nome de batismo da Operação aqui já mencionada, se trata de um equívoco, tradicionalmente repetido por quem inclusive tem a obrigação de saber desses detalhes gramaticais. Muito obrigado.
Excluirentão como devemos escrever o nome da operação da polícia federal de 2014/2015: lava-jato ou lava jato?
ResponderExcluirDevemos usar o nome de batismo (ou seja, o nome dado pelo Ministério Públic/Polícia Federal): Lava Jato, embora seja um equívoco gramatical.
ExcluirEstou adorando ler vocês. Continuem, por favor! Só não gostei do "propulsão" com ç... :(
ResponderExcluirPatrícia
Realmente, Patrícia. A mesma palavra foi escrita corretamente no texto principal, mas erroneamente no comentário. Corrigido, então. Obrigado.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirAmei conhecer o blog! Já compartilhei.
Parabéns!
Seja bem-vinda, Ana Maria. Muito obrigado pelas palavras.
ExcluirNão seria o caso de se usar crase, como usamos nas expressões em que a palavra moda está subentendida, Exemplo, bife à cavalo. Aqui se usa crase, mesmo que antes de uma palavra masculina. Assim, seria Operação lava à (moda) jato. Ferrerinha da Federal (ignorante por conta própria, ou melhor, autodidata)
ResponderExcluirO nome da Operação Lava-Jato (substantivo próprio) surgiu em virtude das investigações inicias envolverem o Posto da Torre, em Brasília, onde existe um lava-jato de veículos e uma lavanderia. Ricardo (Brasília)
ResponderExcluirMas então o tipo de estabelecimento não deveria ser escrito lava-a-jato em vez de lava a jato?
ResponderExcluirMas então o tipo de estabelecimento não deveria ser escrito lava-a-jato em vez de lava a jato?
ResponderExcluiralguém pode me ajudar "veículos leve " tá escrito de forma certa ??
ResponderExcluirSe não houver outra conotação de significado, é no plural: veículos leves.
ExcluirÓtima explicação, porém não entendi como pode um texto que pensei primar pelo rigor do português formal falar em "usar crase". Crase nada mais é que a fusão de duas vogais iguais em uma só, e quando tal fusão ocorre, usa-se o sinal indicativo de crase, que tem o nome de acento grave. Crase não é o sinal, portanto não é algo que se pode usar.
ResponderExcluirPra quê tanto preciosismo?
ResponderExcluirAprendendo.
ResponderExcluirBrilhante!
ResponderExcluirFaz parte da cultura de algumas nações oficializar o erro. Isso se reflete no uso das regras gramaticais. Com efeito, se elas estabelecem que uma composição de VERBO + SUBSTANTIVO deve ser hifenizado, não pode ser determinante se o "jato" é "avião" ou "propulsão de água". Afinal de contas, ambos são substantivos precedidos do verbo "lava" (lavar). A questão, por conseguinte, é: o que estabelece a correção gramatical, a Morfologia ou a Semântica?
ResponderExcluirSe a lavagem for rápida como um avião a jato, poderia-se usar "lava-jato", com jato de água ou com balde. Neologismo em Português? Acho que nesse caso vale atualmente e oficialmente. Alguém discorda?
ResponderExcluirSe a lavagem for rápida como um avião a jato, poderia-se usar "lava-jato", com jato de água ou com balde. Neologismo em Português? Acho que nesse caso vale atualmente e oficialmente. Alguém discorda?
ResponderExcluirComo escrevo lava jato quando me refiro a máquina portátil de alta pressão
ResponderExcluirO uso do acento grave indicativo do fenômeno da crase não se dá unicamente pela fusão de duas vogais idênticas,a exemplo do que ocorre na formaçãp das locuções adverbiais femininas.
ResponderExcluir