terça-feira, 20 de agosto de 2013

OITAVAS-DE-FINAL ou OITAVAS DE FINAL? QUARTAS-DE-FINAL ou QUARTAS DE FINAL?

Os seguintes termos (associados aos torneios por eliminação) são designados por escrito sem o hífen. Deste modo, devemos escrever:

A oitava de final,
A quarta de final e
A semifinal.

Os respectivos plurais são:

As oitavas de final,
As quartas de final e
As semifinais.

Fica evidente, portanto, que intercalado pela preposição de, o termo final não vai para o plural, somente o primeiro deles (oitavas e quartas).

.

5 comentários:

  1. Por gentileza, você poderia explicar por que se diz "meu boa-noite" e não "minha boa-noite". A minha dúvida está no fato de noite ser palavra feminina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente cabe anotar que neste caso o emprego do hífen está correto, pois se trata de um cumprimento. O pronome (meu) e/ou do artigo (o) no masculino se deve exatamente por se tratar de um cumprimento. É como se estivesse dizendo "Os meus cumprimentos" = "O meu boa-noite". O mesmo vale para "bom-dia" e "boa-tarde".

      Excluir
  2. Tenho muita dúvida quanto ao emprego de MAL. Essa dúvida nasce do fato de ora ele ser empregado com hífen, ora ser sem hífen. Que "macete" você tem formulado para que se saiba com segurança que ele deva ser empregado como advérbio (e aí não entra o hífen) ou em palavras classificadas como adjetivo, em que o hífen aparece? Formule, se puder o máximo de exemplos.

    ResponderExcluir