segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Senhor ou O senhor? O Sr. ou O sr.?

O presente questionamento decerto é algo que incomoda muita gente, e há motivos para tanto. Salvo raras exceções, o tema não é abordado de forma clara pelas gramáticas, e os livros convencionais geralmente fazem silêncio sobre o assunto. Afinal, devemos usar "Senhor/Sr." (com inicial maiúscula) ou "senhor/sr." (com inicial minúscula)?

Para responder a essa pergunta, vamos nos limitar a duas obras: o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, produzido pela Academia Brasileira de Letras e a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara.

Sobre a forma por extenso Senhor/senhor, O Volp se limita a dizer que "A letra minúscula inicial é usada nos axiônimos"*, e traz como único exemplo (no caso em questão) "senhor doutor Joaquim da Silva".

Quanto à abreviatura, o próprio Volp diz que a inicial deve ser maiúscula: "Sr." e não "sr."

Assim, com base no entendimento da ABL (Base XIX, § 1º "f" e § 2º "h" do Acordo Ortográfico), se eu emprego a forma por extenso, devo usar a inicial minúscula (senhor) e se abreviada, a inicial maiúscula (Sr.). Não use o itálico, salvo em citações ou destaque (como o fiz aqui).

Evanildo Bechara, respeitável gramático e membro da Academia Brasileira de Letras, diverge em apenas um ponto: diz que a forma por extenso pode ter a inicial maiúscula ou minúscula. Quanto à abreviatura, ele também defende que só a inicial maiúscula deve ser usada.


Em resumo, temos:

Academia Brasileira de Letras:

O senhor Joaquim virá hoje.
O Sr. Joaquim virá hoje.

Evanildo Bechara:

O Senhor Joaquim virá hoje. (= O senhor Joaquim virá hoje.)
O Sr. Joaquim virá hoje.

Cabe ainda uma última observação: nos documentos oficiais ou estilo epistolar, a inicial maiúscula deve ser usada, sem exceção:

Prezado Senhor Joaquim

A Sua Excelência o Senhor

Senhor Diretor


Sobre o uso de iniciais maiúsculas e minúsculas, acesse:

http://portuguesdidatico.blogspot.com/2010/05/uso-da-inicial-maiuscula-postagem.html

________
* Segundo o Dicionário Aulete, axiônimo é o "nome das palavras que constituem formas corteses de tratamento, expressões de reverência, títulos honoríficos, etc.".

.

15 comentários:

  1. Bom dia.
    Tenho uma dúvida a respeito do uso de 'Seu' como axiônimo. Usando o exemplo do texto, o correto seria:
    O Seu Joaquim virá hoje (maiúscula) ou
    O seu Joaquim virá hoje (minúscula)?

    'Seu' deve ser escrito com maiúscula ou minúscula?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor escrever "O Sr. Joaquim virá hoje". O "seu" é a forma vulgar de "senhor", logo só deve ser usado na linguagem coloquial. Não enxergo no Acordo embasamento para o "S" maiúsculo em "seu Joaquim". Por extenso, escreva "senhor Joaquim" (com "s" minúsculo) e, abreviado, use "Sr. Joaquim" (com "S" maiúsculo).

      Excluir
    2. Seu também é usado antes de nome ou de adjetivo, com valor afetivo 'seu bobinho!' ou de forma irônica 'aposto que seu Tiago sabe a resposta'. Também é usado de forma disfêmica 'seu pateta!', ou como interjeição 'não seja respondão, seu! / não argumente comigo, seu!'

      Excluir
  2. Obrigado pelas respostas foi muito útil para mim parabéns.

    ResponderExcluir
  3. E se a palavra senhor fo relacionda a DEUS tenho que usar obrigatoriamente o S maiusculo ou tanto faz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não há regra especifica que force a sair do padrão de regra informado pelo autor. Exemplos: (Deus, considero o senhor muito sábio. Oh senhor Deus tu és divino) Exceto: Oh Senhor, afastai de mim esta cruz.) Concluo que em uma figura de Linguagem no qual o Senhor significa Deus poderia ser maiúsculo, fora isto, estamos na verdade mudando o nome de Deus para "Senhor Deus". Não usando a colocação da palavra senhor como forma de tratamento respeitoso, estamos desrespeitando dizendo que o nome de Deus ou o apelido passou a ser "Senhor Deus", "Velho Deus", "Bom Deus", o mesmo que usarmos as regras dos nomes próprios de animais ou objetos, quando personificados.

      Excluir
    2. Acho que não há regra especifica que force a sair do padrão de regra informado pelo autor. Exemplos: Deus, considero o senhor muito sábio. Oh senhor Deus tu és divino! Exceto: Oh Senhor, afastai de mim esta cruz. Concluindo, quando usamos uma figura de Linguagem no qual o Senhor significa Deus poderia ser maiúsculo, fora isto, estamos na verdade mudando o nome de Deus para "Senhor Deus". Não usando a colocação da palavra senhor como forma de tratamento respeitoso, estamos desrespeitando dizendo que o nome de Deus ou o apelido passou a ser "Senhor Deus", "Velho Deus", "Bom Deus", o mesmo que usarmos as regras dos nomes próprios de animais ou objetos, quando personificados.

      Excluir
    3. Concordo com Wallace, creio ser mais coerente.

      Excluir
  4. e quando me refiro ao DEUS ALTISSIMO devo usar obrigatoriamente o S maiusculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pois trata-se de uma divindade, observe as escrituras sagradas.
      Ex: Salmos 23, 24,25,26,27,28 e ai vai.....
      Espero ter tirado as suas dúvidas, boa tarde .

      Excluir
  5. E em: "senhora joaquina virá hoje." Como ficaria mais conveniente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, se a dúvida for em relação ao uso da inicia, use a minúscula, quando por extenso. Abreviado, use a inicial maiúscula. Se a dúvida é em relação qual a melhor opção (se abreviado ou por extenso), creio que é indiferente. Talvez a forma extensa seja mais indicada.

      Excluir
  6. E quando quero usar o Srs. ao final de uma frase? Colo a pontuação 2 vezes? Srs..

    ResponderExcluir
  7. Ninguém usa isso no feminino. Ninguém diz 'Como vai, sua Maria?' e sim 'dona Maria'

    Seu antes de adjetivo ou como interjeição
    'seu idiota / seu imbecil / seu ignorante' / 'não discuta, seu! / não me defenda, seu! / não seja grosseiro, seu! / não brigue, seu!'

    ResponderExcluir