terça-feira, 8 de março de 2011

MEGA-SENA ou MEGASSENA? TELESSENA ou TELE-SENA?

Analisemos as seguintes proposições:

I - Pelo Acordo, palavras paroxítonas cuja sílaba tônica é formada pelo encontro vocálico "ei" não levam mais acento, como ocorre em "assembleia", "ideia", etc. Pelo mesmo raciocínio, o nome próprio "Andreia" também não terá mais o acento agudo, de modo que todas as Andreias não podem mais assinar com o referido acento.

II - Nas palavras compostas, pelo novo Acordo, sendo o primeiro elemento um prefixo grego ou latino terminado por vogal e o segundo iniciado pela consoante "s", desaparece o hífen, juntam-se os dois elementos e duplica-se a consoante que inicia o segundo elemento. É o caso, por exemplo, de "antissocial", "antessala", etc. Pela regra, as palavras "Mega-Sena" e "Tele-Sena" deverão ser escritas, respectivamente, "Megassena" e "Telessena", obrigatoriamente.

III - Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, escreve-se "dia a dia", sem hífen, e não mais "dia-a-dia". No entanto, a empresa "Dia-a-Dia" decidiu continuar sendo escrita com hífen, fato este que constitui um erro.

Dadas as proposições acima, assinale a alternativa abaixo que está corretamente interpretada:

a) ( ) As três proposições estão corretas.
b) ( ) As três proposições estão erradas.
c) ( ) Somente a primeira proposição está errada.
d) ( ) A terceira proposição é a única correta.
e) ( ) A segunda proposição é a única correta.

RESPOSTA: Pelo Acordo, realmente palavras paroxítonas cuja sílaba tônica é formada pelo encontro vocálico "ei" não levam mais acento, como ocorre em "assembleia", "ideia", etc., assim como nas palavras compostas, pelo novo Acordo, sendo o primeiro elemento um prefixo grego ou latino terminado por vogal e o segundo iniciado pela consoante "s", desaparece o hífen, juntam-se os dois elementos e duplica-se a consoante que inicia o segundo elemento. É o caso, por exemplo, de "antissocial", "antessala", etc.

Podemos assegurar, também, que segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, escreve-se "dia a dia", sem hífen, e não mais "dia-a-dia". A exceção, no entanto, segundo a Base XXI do citado Acordo, ocorre quando, "Para ressalvas de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costumes ou registro legal, adote na assinatura de seu nome. Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registro público".

Assim, se você foi registrada como "Andréia" (com acento), embora a dita palavra seja paroxítona com a respectiva sílaba tônica no encontro vocálico "ei", não precisa proceder a novo registro, pois o Acordo aceita a permanência do acento em nomes próprios.

Pelo mesmo raciocínio podemos justificar a permanência dos compostos "Mega-Sena" e "Tele-Sena", embora o adequado seja "Megassena" e "Telessena". O mesmo vale para a empresa que assinava, antes do Acordo, "Dia-a-Dia", ainda que o correto seja dia a dia. A opção "b" está correta.

.

8 comentários:

  1. Nomes próprios não são afetados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isto que se diz, por exemplo: "Movimento anti-Estados Unidos" ou "anti-Lula", etc.

      Excluir
    2. Olá. Estranho que, agora há pouco, eu procurava por "mega refrescante" e vi, em algum site, que "anti-FHC", "anti-Lula", seriam juntos, de acordo com as novas regras, o que achei completamente fora de questão. De qualquer forma, pessoalmente, acho que esse acordo ortográfico veio somente para desestabilizar a língua, já que "idiotizou" a forma de escrever certas palavras. Sem contar o fato de que a hifenização encontra-se muito diversificada, dependendo da fonte que pesquisamos, o que acaba gerando ainda mais confusão.

      Excluir
    3. antiFHC e antiLula o correto sempre foi ser escrito sem hífen e não foi modificado pela reforma ortográfica. Os prefixos terminados por A e E só receberiam hífen se a palavra seguinte iniciasse por "h" ante-histórico; "r" ante-reforma; ou "s" ante-social. Porém anteontem, antepenúltimo, antiFHC e antiLula devem ser grafados juntos e permanecem grafados juntos com a reforma. Pode ser que alguns autores escrevam com hífen para dar destaque ao nome próprio. Já no caso de ante-sala o hífen não existe mais, porém para manter o mesmo som precisa receber um "S" a mais, por isso a escrita correta a partir de 1° de Janeiro de 2016 é antessala. Enquanto a diversificação do hífen, no qual o amigo se refere, a questão do hífen não é diversificação e sim regras ortográficas que devem ser seguidas por todos que fazem uso da linguagem escrita formal. Ao contrário do que alguns pensam, o acento (´) ainda existe, assim como o hífen que foi retirado de algumas palavras, porém foi acrescentadas em outras, ou seja, antiinflamatório era escrito dessa forma, mas agora deve ser escrito desta: anti-inflamatório; microondas era assim, agora é micro-ondas. O som permanece o mesmo, uma vez que a reforma foi ortográfica e não fonética.

      Excluir
  2. Esse Robério Fernandes usou exemplos infelizes. Vejamos: hoje somos mais poderosos que os EUA, fora FMI isso já acabou, eles é que usam Movimento anti-BraZil. E anti-Lula, cara isso não te pertence, isso não existe, usamos somente PRÓ-LULA, mas anti-FHC ou anti-SERRA. Os que perdem, querem sempre voltar ao poder de alguma forma, até numa explicação da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, lamento desapontá-lo, mas votei em Lula, em Dilma e sou declaradamente anti-Serra, anti-PSDB. Portanto, não sou do time daqueles que até no uso da língua portuguesa pretende mostrar suas ideologias e paixões políticas. Talvez você ainda não tenha percebido, mas a prioridade deste blog é valorizar o ensino da nossa língua, sem apegos e paixões do tipo trazido por você. Obrigado pela leitura e pela participação.

      Excluir
  3. Por onde começar a reaprender?

    CITADO ACIMA (II):
    " Nas palavras compostas, pelo novo Acordo, sendo o primeiro elemento um prefixo grego ou latino terminado por vogal e o segundo iniciado pela consoante "s", desaparece o hífen, juntam-se os dois elementos e duplica-se a consoante que inicia o segundo elemento. É o caso, por exemplo, de "antissocial", "antessala", etc."

    Vejam exemplos que acabo de ler nos site: Anti "R"ugas fica ANTIRRUGAS,etc.

    Aí vai o link
    http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/acordo_ortografico6.php

    ResponderExcluir
  4. O novo acordo ortográfico às vezes simplifica, às vezes complica. A regra dos hiatos, a meu ver, complicou, pois aparentemente as palavras "saída" e "feiura" pertencem a uma mesma regra, mas não é bem assim!

    ResponderExcluir