terça-feira, 8 de março de 2011

ÀS FLS. ou AS FLS? FLS 15/18 ou FLS 15-18?

Levando em consideração a norma culta, identifique o maior número de erros que há em cada frase abaixo:

a) Espero encontrar a resposta que busco nas pags. 25-27.

b) Há, na fol. 12, 3 dos elementos constantes às fs. 3/12.

c) Ao analisar todo processo de execução fiscal, vi que na f. 15/v há o cálculo detalhado.

d) Consta, nos autos, a descrição de todo o rito processual citado à fls. 18.

RESPOSTA:

1ª FRASE: Faltou o acento agudo em págs. As abreviaturas levam acento, caso o nome correspondente seja acentuado.

2ª FRASE: O primeiro erro é com relação ao uso da barra. No caso em questão, usa-se (-), ou seja fs. 3-12. O segundo erro está na regência de constante, que seria de e não a. O correto, portanto, é: constantes das fs. 3-12. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa aceita a abreviatura fol. para folha. Tratando-se da regência nominal de constante, deve-se usar a preposição em.

3ª FRASE: Deve-se escrever todo o processo, porque se trata de ler os autos por inteiro (da primeira à última folha). O segundo erro diz respeito a não utilização da barra para separar a página do verso da página. Deve ser empregado o travessão ou a abreviatura de verso junto do numeral anterior ou ainda com espaço. Só não utilize a barra. O terceiro erro trata da abreviatura de verso, que deve ter o ponto final. Assim, leiamos toda a frase escrita corretamente: Ao analisar todo o processo de execução fiscal, vi que na f. 15-v. há o cálculo detalhado. Observação: São corretas ainda as proposições f. 15v. e f. 15 v.

4ª FRASE: Há dois erros. O primeiro diz respeito à regência do verbo constar, que requer a preposição de: Consta, dos autos (e não consta, nos autos). O segundo erro aponta para a crase existente antes de fls. Estando o substantivo no plural, e a preposição no singular, não se usa a crase. Há, também, a possibilidade do não uso da vírgula depois de consta, porquanto o uso da mesma é, em certos casos, facultativo, cujo emprego deve se ater ao fôlego que pretende transmitir o orador.

Deste modo, somados juntos, há oito erros.

.

2 comentários:

  1. Professor,sou o Anônimo da sugestão do título "Concordância verbal" em lugar de "Conjugação verbal".

    O verbo "constar", na acepção de "estar escrito, registrado, mencionado ou figurado", admite as preposições "de" e "em", indiferentemente. Mas, no sentido de "ser constituído, composto ou formado", se constrói apenas com a preposição "de": Minha dissertação consta de oito capítulos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Na correção da 4ª frase ainda há um pequeno erro. PORQUANTO O USO DA MESMA.
    MESMA não é pronome SUBSTANTIVO, ou seja, não pode substituir um termo já dito.

    ResponderExcluir