quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SALÁRIO MÍNIMO ou SALÁRIO-MÍNIMO?

Tratando-se da remuneração estabelecida em lei, não se usa o hífen:

A presidenta anunciará o novo valor do salário mínimo.

Segundo os dicionários e a Academia Brasileira de Letras, salário-mínimo (com hífen) significa "o trabalhador que percebe um salário mínimo":

O salário-mínimo fez greve para receber pelo menos dois salários mínimos. (= O trabalhador fez greve...)

Não confundir com salário-base, salário-hora e salário-família, que devem usar o hífen, uma vez que o mesmo é exigido na sequência substantivo + substantivo.

Já em salário mínimo, embora o hífen deva ser usado quando houver substantivo + adjetivo, o adjetivo mínimo não perdeu seu sentido original.

Alertamos para o fato de que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa traz salário-mínimo (com hífen), mas, conforme dissemos acima, tal acepção é aquela referente ao trabalhador que recebe um salário mínimo. A própria ABL já confirmou isto.

.

4 comentários:

  1. Não resolveu mto. tinha de ser mais contundente e claro em quando se usa hifenizado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu compreendi, salário-mínimo (hifenizado) equivale ao sujeito da oração. No caso exemplificado acima, trabalhador.

      Excluir
  2. E por que nas Leis a forma escrita é com hífen, quando se refere ao salário do trabalhador? (Parágrafo único. No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. (http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_2012.pdf)

    ResponderExcluir
  3. Para sanar essa dúvida, sugiro o texto "Dicas do Professor Germano: Salário Mínimo": http://www.tjmt.jus.br/Noticias/43476#.W2ZVtlVKh0w

    ResponderExcluir