Tratando-se da remuneração estabelecida em lei, não se usa o hífen:
A presidenta anunciará o novo valor do salário mínimo.
Segundo os dicionários e a Academia Brasileira de Letras, salário-mínimo (com hífen) significa "o trabalhador que percebe um salário mínimo":
O salário-mínimo fez greve para receber pelo menos dois salários mínimos. (= O trabalhador fez greve...)
Não confundir com salário-base, salário-hora e salário-família, que devem usar o hífen, uma vez que o mesmo é exigido na sequência substantivo + substantivo.
Já em salário mínimo, embora o hífen deva ser usado quando houver substantivo + adjetivo, o adjetivo mínimo não perdeu seu sentido original.
Alertamos para o fato de que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa traz salário-mínimo (com hífen), mas, conforme dissemos acima, tal acepção é aquela referente ao trabalhador que recebe um salário mínimo. A própria ABL já confirmou isto.
.
Não resolveu mto. tinha de ser mais contundente e claro em quando se usa hifenizado ou não.
ResponderExcluirPelo que eu compreendi, salário-mínimo (hifenizado) equivale ao sujeito da oração. No caso exemplificado acima, trabalhador.
ExcluirE por que nas Leis a forma escrita é com hífen, quando se refere ao salário do trabalhador? (Parágrafo único. No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. (http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_2012.pdf)
ResponderExcluirPara sanar essa dúvida, sugiro o texto "Dicas do Professor Germano: Salário Mínimo": http://www.tjmt.jus.br/Noticias/43476#.W2ZVtlVKh0w
ResponderExcluir