domingo, 19 de maio de 2013

A CRASE ANTES DOS PRONOMES POSSESSIVOS

De acordo com a norma padrão, é facultativo o emprego da crase antes dos pronomes possessivos, uma vez é facultativo o artigo antes de tais pronomes.

Na frase Ela gostava de meus livros, temos a preposição, mas não temos o artigo antes do pronome meus. Assim, a frase também estaria correta deste modo: Ela gostava dos meus livros, pois a presença do artigo "o" também é possível (de + o = dos).

Do mesmo modo, em Ela se referiu a minha opinião, temos a preposição, mas não o artigo, daí a ausência da crase. Se, todavia, houver o emprego do artigo, a crase é de rigor: Ela se referiu à minha opinião.

Os pronomes até aqui empregados são chamados de possessivos adjetivos, pois acompanham um substantivo. Quando não acompanham um substantivo (chamados de possessivos substantivos), a crase é obrigatória:

Ela se referiu a minha opinião e não à sua.

Temos, na frase logo acima, dois pronomes [minha (pronome adjetivo, pois está acompanhado do substantivo opinião) e sua (pronome substantivo, pois está desacompanhado de substantivo)]. No primeiro dos pronomes, temos a preposição, mas não temos o artigo (daí referiu-se a minha), enquanto no segundo, temos o artigo e a preposição (daí e não à sua).

Vale ressaltar que a frase também poderia ser construída com duas crases, pois bastaria usar o artigo antes do pronome minha:

Ela se referiu à minha opinião e não à sua.

Cumpre destacar que modernamente o artigo tem sido empregado com maior frequência, daí a nossa recomendação para o emprego da crase, até para se evitar ambiguidade.

O emprego facultativo também vale para o início das frases:

Os meus esforços foram recompensados. (correto)
Meus esforços foram recompensados. (correto)

Ainda cabe uma última observação: se o pronome precede o nome de parentesco, não utilize a crase:

Referiu-se a minha mãe.

.

5 comentários:

  1. ola me responde uma coisa oque é crase?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, por um segundo, confundi os acentos,na verdade a crase é (`) :)

    ResponderExcluir
  3. Não tinha conhecimento da proibição de crase no pronome possessivo referindo-se aos graus de parentesco.
    Alguém sabe a razão para essa proibição?

    ResponderExcluir